O QUE É PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

Entendendo a Psicoterapia.

A psicoterapia é um processo terapêutico que se concentra em questões internas, psicológicas, emocionais e interpessoais que causam sofrimento e prejuízo funcional nas áreas pessoal, familiar, social e profissional. Você encontra na relação com o terapeuta o sigilo e a possibilidade de não ser censurado ou julgado.

Uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, por ser através dela que expressamos  nossos sentimentos e emoções.

Muitas vezes, nos sentimos fragilizados, inseguros, tristes, irritados e ansiosos em níveis desproporcionais, sem saber o que está ocorrendo. Se não houver acompanhamento adequado, esses estados emocionais podem afetar o desempenho funcional da rotina diária, os relacionamentos, a autoconfiança e, em certos casos, podem se tornar patológicos, requerendo intervenção médica. A psicoterapia possibilita mais autoconhecimento, compreensão e clareza das nossas decisões, atitudes e escolhas, que muitas vezes pode parecer uma tarefa árdua sem ajuda de um profissional.

Minha Abordagem:  Psicoterapia Psicanalítica

A Psicoterapia Psicanalítica é um método de tratamento, uma abordagem psicológica fundamentada pela Psicanálise. Parte da ideia de que é possível tratar os sofrimentos emocionais através da fala, considerada uma talking therapy, ou seja, uma terapia pela fala. A Psicanálise se preocupa em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos processos psíquicos são inconscientes, ou seja, a maioria de nossas atitudes são resultados de fatores que não temos consciência.

A Psicoterapia Psicanalítica visa investigar o inconsciente, já que este é determinante de conflitos e sintomas; compreender a origem dos comportamentos disfuncionais, traumas e pensamentos equivocados. Mostra o quanto de nossas atitudes e modos de pensar possuem relação com a história de vida que deixou marcas. Nesse processo é possível conhecer melhor a própria mente e identificar a razão do sofrimento.

Por fim, pode-se dizer que a Psicoterapia Psicanalítica pode ressignificar experiências marcantes ou traumas; promover o autoconhecimento e o amadurecimento emocional, necessário para lidar com situações difíceis da vida.

A Psicoterapia Psicanalítica é indicada para quem sofre emocional e psicologicamente, trazendo prejuízos no desempenho funcional do dia a dia e na qualidade de vida. Exemplo: sabe quando pensa ter tudo na vida para estar bem, mas não consegue sentir satisfação, prazer ou sentido no seu modo de viver?

Como é o Processo? Para a terapia acontecer é de fundamental importância reconhecer que está precisando de ajuda para lidar melhor com o problema. Havendo empatia com o profissional nas primeiras entrevistas, já é um indício positivo para estabelecer uma relação de confiança nesse início de processo. Decidindo continuar, é fixado um dia e horário da semana, como também os honorários.

Quantas sessões devo fazer? As sessões são de no mínimo uma vez por semana, podendo ser mais dependendo da necessidade e gravidade do problema.

Qual é a duração do tratamento? A psicoterapia pode ser a curto prazo, com tempo determinado, seguindo o modelo da Psicoterapia Breve, na qual o foco é trabalhar com as questões ou problemas imediatos, como também a longo prazo, com tempo indeterminado, conforme o progresso do tratamento. A duração é analisada e combinada entre as partes. Dependerá da necessidade, interesse, envolvimento, compromisso, disponibilidade interna.

Quais são as normas/regras do processo? Os critérios estabelecidos para que o andamento da terapia funcione bem para ambos, diz respeito a atrasos, faltas, reposições, férias, forma de pagamento, etc.

E o ambiente? O ambiente da terapia tem como princípio acolher as angústias, sem qualquer julgamento, e tendo como requisito básico a confiabilidade e o sigilo.

Quais os benefícios da Psicoterapia? A Psicoterapia pode auxiliar na diminuição ou mesmo remissão dos sintomas. Em casos graves, dependendo do grau, intensidade e prejuízo em que se encontra, poderá haver a  necessidade da associação com medicação, temporária ou permanente. Dependerá do quadro. Podemos comparar a qualquer sintoma físico. Ao perceber que algo não está bem, quanto mais cedo procurar um profissional,  melhor será o tratamento e o prognóstico.

Quem pode fazer e quando procurar ajuda psicológica?

Não há restrições acerca de quem pode ou não fazer psicoterapia. Ela proporciona um espaço seguro para explorar o mundo interno/subjetivo de cada um e identificar o que está levando ao sofrimento. Conhecer e compreender melhor a si próprio, leva a estabelecer relações mais saudáveis, seja no campo familiar, amoroso, social e profissional. Quando sentir desconforto por comportamentos ou pensamentos indesejáveis que traz sofrimento significativo; tristeza profunda por um longo período; sentimento de solidão intenso, mesmo estando rodeado de pessoas; dificuldade em lidar com situações importantes de vida; dificuldades e conflitos em relacionamentos; não conseguir desempenhar atividades rotineiras e de trabalho; preocupações excessivas que geram muita ansiedade ou ataques de pânico; entre outros, é o momento de procurar ajuda profissional.