ANSIEDADE

O QUE É ANSIEDADE?

Primeiramente, começarei a falar da diferença entre ansiedade e medo. O medo é a resposta emocional diante de uma ameaça real ou percebida, que te prepara a uma reação de luta ou fuga frente ao perigo. (p.ex., sinto medo de ser assaltado quando ando em uma rua isolada e escura). Isso é real. Pode acontecer. Já, a ansiedade é gerada por alguma ideia, pensamento ou crença de uma ameaça, ou perigo futuro, gerando tensão muscular, vigilância e cautela. 

A ansiedade normal, adaptativa, que, em geral, experimentamos,  pode ser sentida em graus controláveis. É uma reação esperada diante de situações que provocam  expectativas, como: entrevista de emprego, publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem ao exterior, um revés financeiro, entre outras situações. Essa ansiedade pode ser boa e positiva quando funciona como um sinal, que te prepara para enfrentar os desafios de vida e, mesmo que eles não sejam superados, você acaba se adaptando às novas condições de vida. 

Agora, se a ansiedade for intensa, persistente e causar sofrimento significativo ou prejuízo funcional na área social, acadêmica, profissional ou em outras áreas importantes da sua vida, podemos denominá-la de  Ansiedade Patológica e considerá-la como um dos  transtornos de ansiedade

Os Transtornos de Ansiedade ocorrem por condições de muito estresse, que dura por mais tempo, (por ex., em geral, seis meses ou mais); difere da ansiedade normal que pode ser episódica ou  provisória. O transtorno de ansiedade é diagnosticado pelo clínico (geralmente psiquiatra), somente quando os sintomas não são de  efeitos fisiológicos do uso de uma substância/medicamento ou de outra condição médica.  

Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância e tendem a persistir se não forem tratados.

 

Conforme DSM-5-TR (Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais),  os transtornos de ansiedade são classificados  nas seguintes categorias: transtorno de ansiedade por Separação, Mutismo Seletivo, Fobia Específica, Transtorno do Pânico/Ataque de Pânico, Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social), Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade induzido por substância/Medicamento, Transtorno de Ansiedade devido a uma Condição Médica.

 

O médico é o profissional apto para fazer uma avaliação, determinar o diagnóstico, ou seja, determinar o tipo de ansiedade, conforme os sintomas apresentados e oferecer o melhor tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos e psicoterapia. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, mais rápida é a recuperação. 

Psicoterapia é um dos processos extremamente recomendados para as pessoas que sofrem de algum tipo de ansiedade. A terapia ajuda a limitar o pensamento distorcidos e analisar as preocupações de forma mais realista.

Se você reconheceu algum tipo de ansiedade que está causando  sofrimento e prejuízo funcional no seu dia a dia, procure um psicólogo ou um médico de sua confiança.

Agende uma consulta e comece a cuidar da sua saúde mental e emocional.