O QUE É PSICOSSOMÁTICA?
A psicoterapia na abordagem psicossomática é uma área de da psicologia que cuida da comunicação entre mente e o corpo.
Na Psicossomática verificamos o quanto a nossa mente contribui tanto para doença como para saúde de nosso corpo. Quando nos sentimos abalados emocionalmente, podemos somatizar, ou seja, começamos a manifestar sintomas e desiquilíbrios corporais.
Todas às vezes que adoecemos, as emoções podem estar se manifestando através dos sintomas físicos. Os estudos indicam que emoções como a raiva, o nervosismo, o estresse, a angústia, a tristeza, etc., quando sentidas de forma constante e intensa, podem afetar o processo fisiológico do nosso corpo, causando disfunções dos órgãos e sintomas orgânicos.
Em crises de pânico, por exemplo, sentimos taquicardia, falta de ar, dor no peito, etc., podemos pensar que temos problemas no coração, que estamos doentes ou que podemos morrer. Consultamos um médico, fazemos exames e não é encontrado nenhum diagnóstico orgânico. Nesse caso, pode se tratar de sintomas físicos causados por estresse emocional ou psicológico, ou seja, o corpo manifestando sintomas chamados psicossomáticos, que podem ser tratados conjuntamente entre um médico que tratará dos sintomas físicos e de um psicólogo, que tratará dos aspectos psicológicos e emocionais.
Outro exemplo, a hipocondria pode se manifestar em alguns indivíduos por algum desajuste psicológico, provocando uma forte fobia a adoecer, chegando muitas vezes a manifestar sintomas físicos, porém sem diagnóstico comprovado que justifique os sintomas.
Sintomas físicos, mesmo sem diagnóstico clínico de doença, causa muito sofrimento, interfere na qualidade de vida, nos afazeres do dia a dia, nas relações familiares, sociais e de trabalho. Em consequência, podem ocorrer quadros de depressão, ansiedade, entre outros, merecendo, além do acompanhamento médico, o tratamento psicoterapêutico.
Com a persistência dos sintomas, é comum surgirem doenças que podem ser causadas ou pioradas por causas emocionais, como gastrite, fibromialgia, psoríase, entre outras.
Assim, alguns fatores que podem levar ao aparecimento mais facilmente desses quadros são: muitas cobranças e estresse no trabalho; traumas por acontecimentos marcantes; dificuldade em expressar sentimentos ou falar sobre eles; pressão psicológica; elevado grau de cobrança pessoal, etc. A psicoterapia é muito importante nessas situações, pois ajuda a identificar a razão dos sintomas somáticos e, assim, lidar melhor com a situação, adotando hábitos e estratégias que promovam a saúde e bem-estar.