Psicologa Iolanda

CRP: 06/46953-1

Uma breve trajetória profissional.

Quero aproveitar esse espaço para me apresentar e você ter a oportunidade de saber mais da minha trajetória profissional.

Sou Psicóloga Clínica, atuando em consultório particular  há vinte e três anos, tendo iniciado minha experiência clínica com o viés da Psicanálise. Complementando minha formação,  tenho especialização em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae e  Psicoterapia Psicanalítica, pelo Instituto de Psicologia da USP. 

Durante o período da pandemia, passei o atendimento para modalidade  On-line, permanecendo até hoje, e assim, podendo ampliar o campo da psicoterapia a pessoas que vivem nos E.U.A., em Washington D.C., Nova Iorque,  Boston e Flórida. 

Meu trabalho com Psicoterapia envolve adultos e idosos, tanto na  abordagem da Psicoterapia Psicanalítica, como da Psicossomática, ambas com base na Psicanálise. 

Além do consultório particular, durante dez anos, fui membro e colaboradora do Grupo de Pesquisas em Psicossomática, do Laboratório “SUCOR”, do Instituto de Psicologia da USP,  voltado a estudos, pesquisas, discussões de casos clínicos; e também participação (como palestrante),  em diversos congressos. 

Muito envolvida nesse conhecimento da Psicossomática, tive a oportunidade  de conhecer, na prática,  como atuar em intervenções nos quadros de Somatizações, em especial dos Transtornos Somatoformes, definido como o aparecimento de sintomas físicos sem uma base médica contestável. Dito de outra forma, os Transtornos Somatoformes não é mais do que sintomas físicos/orgânicos, como, por exemplo, acidez no estômago ou coceiras no corpo, mas sem encontrar nenhum diagnóstico que explique o sintoma, apesar de repetidos exames negativos  e a conclusão dos médicos de que os sintomas não tem causa física ou orgânica. Ou seja, mesmo na presença desses sintomas no corpo, eles não explicam a natureza da angústia e a preocupação do paciente que, geralmente, persiste nas investigações em diversas especialidades médicas, resistindo discutir a possibilidade de uma causa emocional e psicológica.   

Durante minha jornada, também prestei serviços, como autônoma, durante 1 ano, a empresa SABESP/Pinheiros, envolvendo: a) avaliação e atendimento psicológico aos funcionários, aprendizes e estagiários; b)  palestra sobre “Sexualidade na Adolescência”, aos jovens e separadamente, aos seus familiares, para a finalidade de promover  integração na relação de pais e filhos sobre o tema; c) no período crítico da pandemia ministrei palestra sobre o Coronavírus, como também Roda de Conversa sobre “Luto em Tempos de Pandemia” aos supervisores, estagiários e aprendizes da Central de Atendimento da empresa.  

Acredito imensamente no potencial da psicoterapia no sentido de  encontrar melhores formas de enfrentamento e superação dos problemas, assim como remissão ou diminuição dos sintomas, levando a menos sofrimento e menos prejuízos funcionais na esfera familiar, social e profissional.